Bem, vamos começar pelo escolha da tecnologia, mas pra isso temos um universo de soluções disponíveis pra nos ajudar a alcançar nosso objetivo.
Vamos conhecer algumas das nossas opções:
JAVA: se você já conhece esta linguagem pode ser que seja mais tranquilo desenvolver aplicativos para Android.

Swift: se conhece esta ou deseja desenvolver apps para iOS (iphone, ipad e ipod) então esta é a linguagem a ser encarada. Para iOS também pode é possível desenvolver em Objective-C que é muito parecida com o C (boa sorte!).
C# (C sharp): Se sua praia é Microsoft então aqui você se encontra e conseguirá desenvolver aplciativos para Windows Phone, mas o C# traz uma vantagem, pois com ele e utilizando o XAMARIN (veremos depois o que é isto) será possivel criar também apps para Android e iOS.
Javascript: algumas plataformas tem como linguagem nativa de desenvolvimento o javascript (associado a HTML5 e CSS3), tais como FirefoxOS e Tizen, mas também é possível desenvolver para qualquer umas das plataformas anteriores utilizando esta linguagem com a ajuda do Apache Cordova (que veremos depois em detalhes).
O que Escolher?No caso dos nosso amigos iniciantes, eu recomendo escolher o Javascript e já emendar o estudo de um framework como o AngularJS. Para este estudo posso sugerir os vídeos do meu colega Rodrigo Branas https://www.youtube.com/user/rodrigobranas em javascript e angularjs.
Ok, visto as principais linguagens disponíveis para as plataformas mais utilizadas no mercado, agora vou falar de ambiente de desenvolvimento. Este são os mais diversos e para algumas linguagens é possível escolher qual a opção melhor você se adapta.
JAVA/Android: Para desenvolver aplicativos em java para android a principal IDE recomendada é a disponível no site do Android Developers. Seu nome é Android Studio e ela foi construída sobre a plataforma do IntelliJ IDEA, sendo a ferramenta oficial da google para o desenvolvimento android.
O download para Windows, Linux e Mac, a documentação e vários vídeos de tutorial estão no site https://developer.android.com/develop/index.html .Javascript/Cordova: Aqui a sua liberdade é maior, você que já programa em alguma linguagem provavelmente já utiliza uma IDE, ou talvez o "vi" ou "notepad" se você é guerreiro, mas no geral já conhece alguma, então don´t warry e pode continuar utilizando sua IDE preferida, a maioria delas tem suporte para desenvolvimento HTML5/Javascript. Mas se você é da galera iniciante pode começar com o Visual Studio Code que é bem simples de usar e está disponível em https://code.visualstudio.com
O que escolher ? Para nosso colegas de primeira viagem para uma menor curva de aprendizado e maior produtividade a curto prazo, baseado inclusive na escolha anterior da linguagem, o que recomendo é a escolha do Cordova . Esta escolha tem sido feita não apenas por iniciantes, mas também por empresas que não possuem uma equipe muito grande para o desenvolvimento de apps, que tenham alta rotatividade em seus colaboradores e por isso precisam de um custo com aprendizado reduzido ou ainda por empresas que não foquem em altíssima qualidade no layout de seus apps, mas que tenham foco no negócio e nas funcionalidades. Não estou dizendo com a última afirmação que os apps saem uma porcaria, muito pelo contrário, você consegue alcançar uma boa qualidade nas interfaces dos seus apps, mas não é o layout nativo de cada plataforma.
Pessoal, este post vai ficando por aqui, até porque já tem bastante coisa pra estudar. No próximo vou falar um pouco sobre o cordova, javascript, angularjs e sobre o framework que utilizaremos para facilitar ainda mais nossa vida. Obrigado e até mais!




Nenhum comentário:
Postar um comentário