Só relembrando, nós criamos um novo projeto e escolhemos o template que melhor se adapta ao nosso projeto.
No meu projeto escolhi o template tabs e irei criar um app que permite cadastrar o perfil do usuário, cadastrar contatos e conversar com seus contatos por mensagens de texto. Qualquer semelhança é mera coincidência.
Antes de começar a construir as telas vou alterar os labels e ícones das tabs. Clicando sobre cada tab podemos ver que a barra à direita se altera e ali podemos alterar o texto e o ícone e também mover a tab para outra posição.
A imagem abaixo mostra a visualização em um smart phone Android. Esta é uma das principais características da biblioteca de componentes de interface do Ionic, ele ajusta alguns componentes à plataforma independente de configuração. Neste caso a tab que na imagem anterior estava no rodapé datela, visto de um iPhone, agora no Android passou a ser visto no topo da tela. Esta visualização pode ser alterada no topo da tela do Creator, no item Device.
Feita a alteração nas tabs, vou para as telas agora. A primeira tela, cuja tab chamei de perfil, criarei uma consulta dos dados do usuário com informações básicas de contato.
Lembrando que por enquanto não vamos nos preocupar em como irá funcionar, isto deixamos para o momento da programação. Por agora só estamos preocupados com o que terá o app.
Inserimos nesta tela uma área para a foto do usuário, e campos para nome, data de nascimento, fones, email, nome da empresa e função. Do lado direito estão as barras de adição de telas (acima) e de componentes inseridos no protótipo (abaixo). Neste momento encaramos a primeira deficiência desta ferramenta, pois ela não permite inserir ícones de botões na barra superior do app. Por conta disso vamos inserir um botão no topo da tela para permitir acesso à tela de edição dos dados e depois faremos a alteração para um botão "ícone" na header no app.
Para exibir os dados inserimos uma lista e em cada item da lista inserimos campos de texto.
Tela de Dados do Perfil
Para criar a tela de edição podemos selecionar a tela de Consulta na aba de Pages e clicar no ícone "Duplicate". Assim será criada uma nova tela com os mesmos componentes da anterior. Agora basta alterar alguns componentes. Começamos removendo a lista e inserindo campos input. Após inserir os campos podemos escolher o tipo de dado de cada campo, tais como email, data, texto e fone.
Tela de Edição do Perfil
Para fazer com que o click no botão Editar abra a tela de edição, você deve selecionar o componente na tela e na área Page, no item Link, selecione o nome da outra tela que deseja abrir. Esta configuração servirá para toda a navegação entre telas do aplicativo.
Recomendo que para todo componente inserido você explore a aba Page da direita e veja as possibilidades de customização.
Tela de Contatos
Ainda criamos uma tela de conversas onde serão registradas todas as comunicações e uma tela de conversa com um contato em específico.
Lista de conversas
Tela de conversa com um contato
Nosso trabalho com design do aplicativo não acaba aqui, mas com o Creator é o que conseguimos fazer. Qualquer melhoria no layout precisará ser feita mexendo diretamente no código que vamos baixar do Creator. Este código engloba todas as telas do app criadas no creator, toda a configuração de navegação, todas as imagens inseridas e o fonte básico do javascript para começar a programar.
Para baixar o código você só clica no ícone Export do Creator, será aberto um popup onde você seleciona a aba Zip File e clica no botão download.
Feito isto, seu código está na mãe e agora você deve descompactar e copiar todo o conteúdo para dentro da pasta www do projeto que criamos no post passado
pasta do projeto que acabamos de baixar do creator.
pasta www do projeto criado no computador (post passado)
Depois de copiados os arquivos do protótipo para dentro da pasta www do projeto, podemos testar se está tudo ok. Para isso basta acessar a pasta do projeto pelo cmd ou console, no meu caso é digitando:
cd C:\Projetos\meuProjetoMobile
E em seguida escreva o comando
ionic serve
executando o comando ionic serve
Ao executar este comando será aberto o seu browser e o seu app aparecerá rodando no browser. Umas das vantagens do desenvolvimento híbrido de aplicativos é que boa parte do app pode ser testada no browser. Talvez o layout, principalmente as imagens, fiquem um pouco estranhas, mas pra resolver isto e ver seu app como se estivesse em um smartphone basta você acionar a inspeção do browser, ou modo debug. Pra isso clique com o botão direito na tela do browser e selecione Inspecionar (Inspect). Depois, se estiver no Chrome, você pode digitar Ctrl + Shift + M e poderá escolher no topo do browser um modelo de smart phone para ser simulado e poder visualizar como ficará seu aplicativo.
Tela do app vista no browser simulando um fone Galaxy S5
Ótimo que chegamos até aqui! A partir de agora já temos tudo pronto pra começar a mexer em definitivo no nosso aplicativo, colocar a mão na massa e programar.
Obrigado por me acompanhar até aqui. Espero você no próximo post!




































